A doença de Rosai-Dorfman é uma desordem rara e benigna de etiologia desconhecida que se caracteriza pela superprodução de histiócitos, que se acumulam nos nódulos linfáticos.Nódulos de células histiocíticas mostrando emperipolese – encontro de linfócitos ou plasmócitos no citoplasma dos macrófagos. Histiócitos são CD-68 e S-100 positivos, CD1a negativos. As lesões são baseadas na dura-máter, impregnam-se por contraste e podem simular meningiomas. Ver também doença de Erdheim-Chester. Criado pelo prof. Vicente Martins, em 20 DE setembro de 2004, tem por objetivo esclarecer a síndrome de Rosai-Dorfman: etiologia, sintomas, tratamento e intervenções médicas. A mãe do professor, de 67 anos, foi diagnoticada em 2004 com esta síndrome. O Fórum está aberto a comunidade virtual, especialmente médicos, estudantes de Medicina, pacientes e seus familiares interessados em mais informações sobre essa síndrome rara. Em 15 de dezembro de 2006, a mãe do professor Vicente Martins faleceu, em seus braços, vítima da SRD e mais AVC e outros complicações clínicas.

Tags: medicina martins sangue vicente uva casos
07/05/2008 01:20
De: Mônica
IP: 89.181.46.253

Re: Imformacoes sobre Rosai Dorfman

Meu amigo, sua esposa deve estar infectada por fungos, como zilhões de nós = tem que ter cuidado redobrado com o que come e o que lhe toca a pele. Perfumes zero. E mais gel de Aloe - "encharcar" os tecidos para ver se muda a mucosa do tubo gastrintestinal - o terreno da boa flora (simbiótica) que vai impedir a sobrevivencia dos fungos e promover a dos microrganismos simbióticos. Esses, por sua vez, precisam dos  minerais. Plasma Quinton: água da biocenoses oceânica (a "geléia real"  do "berçario" marinho- nossa origem) - nos traz os  minerais já ionizados (já diluidos e com a carga eletrica já desperça em altissimo grau de assimilação e identidade. Ou alguma alga, que nos dão minerais "organicos" - chá de kombu é excelente mineralizante e quelante. SAÚDE, SUCESSO E PAZ DE ESPÍRITO!
18/07/2007 22:42
De: vicente pollano junior
IP: 201.54.14.130

Re: AJUDEM-NOS, POR FAVOR!

oi edson
hoje ja mandei alguns emails para pessoas que tem essa mesma doença. o que posso dizer e que Aloe Vera, quando usada , na quimeoterapia, evita o caimento dos pelos e cabelos, ela foi redescoberta na segunda guerra mundial, pelos japoneses, em Hiroshima, com o lançamento da bomba atomica. eles nao tinham remedios e dinheiro para a cura da radiaçao e as mutilaçoes. sendo assim se utilisaram do Aleo. hoje existe no brasil uma empresa que fabrica esses produtos estabilisados. se tiver interesse me mande o nome da sua cidade para ver se tem alguem que possa ter perto de voce um abraço
vicente
obs: eles tem inclusive um produto para eliminar a dor.
Graça e Paz do Senhor
16/06/2009 10:23
De: josy
IP: 200.148.19.134

Duvida sobre uma doença

Bom dia Dr. Tenho um sobrinho de 9 anos que esta tendo problemas gravíssimos de saúde. Ele tem Bronquite e faz inalação direto com 16 gotas de berotec e soro para poder respirar, e toma toma corticoide pq o medico diz q tem alergia, mas pediu pra fazer Rx do corpo todo pq disse que a idade do organismo  menino é de um adulto de 30 anos, o resultado saiu ontem mas ainda não levaram pro medico ver, ele é gordinho e com os medicamentos dica ainda mais inchado. Qdo pequeno teve probelmas de verrugas nas maos e pés e fez a crioterapia, será que tem algo haver com tudo isso.
Tenho pena de vê-lo desse jeito agluem pode me ajduar, será que tem alguma doença grave?
18/03/2008 09:02
De: RILDE HADDAD
IP: 189.12.91.225

Re: SÍNDROME DE ROSAI-DORFMAN APRESENTAÇÃO DE TRÊS CASOS E REVISÃO DE LITERATURA

Caro colega
Estou  prestando acompanhamento ginecológico à  uma paciente de 23 anos , branca, com o diagnostico de histiocitose sinusal dado pelo oncologista após estudo anátomo patologico de ganglio inguinal.
A paciente tem ciclos menstruais de 40 à 60 dias, cursando com hipermenorreia por 10 dias  que responde parcialmente ao Acido Tranexâmico . A dosagem hormonal ovariana apresenta-se normal para a fase pós menstrual com a prolactina aumentada para 80 mg e a ressonancia da adenohipófise está normal . O exame ultrasonográfico transvaginal mostra nódulo ovariano de 3 cm sugestivo de  Cisto Dermoide, Hg 8,6  Ht 26,6  e plaquetas 376 mil , coagulograma normal.
Gostaria de saber se alguma das suas pacientes apresentou essas alterações   ou  o quadro ginecológico acima descrito é só mais um disturbio hormonal a ser tratado comumente?
Obrigada pela atenção
RILDE HADDAD
14/02/2010 20:22
De: Glaucia Bonucci
IP: 189.0.21.127

Sobre a doença de Rosai dorfmam

Foi constatado que eu tenho a doença de Rosai Dorfmam, gostaria de saber mais sobre esta doença, sobre seu tratamento e se tem cura. estou com perda ossea maxilar.Estou tentando saber o que é ja faz mais de 1 ano,fizemos varias biopsias e quando descobriram começei com um tratamento com corticoide 40 mgr /dia, sera que assim vou ter uma melhora? meus dentes nem tem mais aonde se fixarem, quase todos estão moles,e sinto muita dor.
15/08/2007 18:39
De: Debora Rodrigues
IP: 201.78.143.38

Rosai-

Para Alani e Suellen...
olha essa doença vária  muito em cada pessoa,ela é auto imune, ou seja ainda não existe tratamento especifíco,ela pode se curar  ou vc pode viver com ela, sem problema nenhum.Existem pessoas que não senti nada, eu tenho 27 anos e sinto dores nas articulações, mas no meu caso tive muitos caroços, operei 6 vezes, mas tem gente que opera 1 vez e nunca mais volta, vai depender do organismo...
espero que seja o caso de vcs sem caroços sem dores sem nada ...que vcs possam ser curadas em nome de Jesus assim como eu fui..qualquer duvida ou pergunta podem me  mandar um email deborapuc26@hotmail.com
Débora
29/08/2006 15:22
De: Rita Denise
IP: 201.58.145.182

Rosai-Dorfman

Tenho muita facilidade em ter Glândulos Sebáceos.
Já retirei 4 e apareceu mais 1 ao lado do último retirado.
Deste último foi feita uma biopsia e veio no laudo para que seja feito o exame para verificar a possíbilidade de eu ter a doença.
Porém, de todos os médicos que contatei, nenhum deles soube me passar informações sobre a mesma.
Gostaria de saber o que vem a ser a mesma e quais os sintomas.
Abraços,
Rita Denise
02/08/2010 22:49
De: ROSANGELA BRAZILINA DE PAIVA
IP: 189.106.15.148

Ultrassom Transvaginal

Fiz uma ultrasom transvaginal e gostaria de saber sobre o resultado que deu ùtero MVF, desviado a direita, formato globoso, contornos irregulares e miométrio heterogeneo e presença de imagem hipoecogenica, intramural na fase posterior uterina, medindo 15,6 x 10,5 mm e outros menores dispersos.
Eco endometrial medindo 4,2 mm
Ons. Climatério. Tenho 50 anos.
O que isso quer dizer?
Obrigada e aguardo um retorno.
Seu IP: 18.207.134.98 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)