A doença de Rosai-Dorfman é uma desordem rara e benigna de etiologia desconhecida que se caracteriza pela superprodução de histiócitos, que se acumulam nos nódulos linfáticos.Nódulos de células histiocíticas mostrando emperipolese – encontro de linfócitos ou plasmócitos no citoplasma dos macrófagos. Histiócitos são CD-68 e S-100 positivos, CD1a negativos. As lesões são baseadas na dura-máter, impregnam-se por contraste e podem simular meningiomas. Ver também doença de Erdheim-Chester. Criado pelo prof. Vicente Martins, em 20 DE setembro de 2004, tem por objetivo esclarecer a síndrome de Rosai-Dorfman: etiologia, sintomas, tratamento e intervenções médicas. A mãe do professor, de 67 anos, foi diagnoticada em 2004 com esta síndrome. O Fórum está aberto a comunidade virtual, especialmente médicos, estudantes de Medicina, pacientes e seus familiares interessados em mais informações sobre essa síndrome rara. Em 15 de dezembro de 2006, a mãe do professor Vicente Martins faleceu, em seus braços, vítima da SRD e mais AVC e outros complicações clínicas.

Tags: medicina martins sangue vicente uva casos
20/08/2009 06:03
De: MARIA RITA
IP: 84.90.188.223

Tireóide

Ola! gostaria muito de saber o que é um nódulo sólido homogéneo, hipoécogeno, de contornos regulares no lobo direito da tireóide.
Agradeço quem me possa esclarecer, estou mto preocupada
Mto obrigada
28/12/2006 00:13
De: DANIELA MASCARENHAS DOS SANTOS
IP: 201.4.39.173

SRD

Tenho 27 anos, descobri que sou portadora da SRD ( Síndrome de Rosai-dorfman ), inicialmente o anátomo patológico sugeriu Linfoma, porém o laudo himunoestoquímico diagnosticou SRD. Qual a medicação utilizada? Como é o tratamento com a quimioterapia? Quais os riscos? Como lidar com a doença?
A biopsia foi realizada após a retirada de um linfonodo na região inguinal esquerda, o mesmo media aproximadamente 3,2 cm, existem outros linfonodos localizados no retroperitôneo que apresentam uma certa semelhança com o que foi retirado na região inguinal... além disso existe dois nódulos no fígado, descritos como hipodensos.
Gostaria de saber se existe algum lugar especializado neste tipo de doença? Alguém conhece algum profissional em Salvador-Bahia???? Qual o melhor especialista para cuidar desta doença?
Obrigada!!!!!
22/09/2009 17:22
De: Maria Conceição
IP: 201.77.186.68

Resultado de exame

Boa tarde,
N~~ao ando muito bem ultimamente a uma semana atrás comecei a ter diarréia com dores fortes na barriga,  muitos gazes onde de repente corria para o banheiro com diarréia.Passei pelo clinico em um ótimo hospital onde pediu ultra-sonografia e tumografia.O resultado dos exames foram ótimos, porém o figado apresenta com dimenssões e tamanhos normais, mas apresentando nódulos ecogênicode 1,2 cm no segmento VII.Gostaria de saber se tem tratamento para isso, qual a gravidade destes nódulos, pois a médica não deu nenhum tratamento e só pediu para que procurasse um gastro e fazer a coloscopia do intestino.Confesso que estou com medo de ter algo mais grave.qual médico é indicado para tratar do figado? Aguardo um contato.
Obrigada!
17/11/2009 15:10
De: ROBERTA
IP: 189.127.159.154

OVARIO

FIZ O ULTRASSOM ENDOVAGINAL, O RESULTADO DEU OVARIO DIREITO, SOMENTE NO DIREITO, AUMENTADO DE TAMANHO E COM ECOTEXTURAS LIGEIRAMENTE HETEROGENEA, QUERO ENGRAVIDAR E NÃO CONSIGO, QUAL A FORMA DE TRATAMENTO, SÓ CIRURGICO? ME RESPONDA POR FAVOR...NEM DURMO DIREITO
18/09/2008 15:20
De: JANETE ZERIBETO
IP: 201.35.53.114

Re: Nódulo no ovário e no figado

Recebi um resultado de exame: Estudo Ecográfico do Abdome Superior. Fígado:Dimensões normais   .Ecogenicidade normal Textura homogênea, com imagem nodular ecogenica no lobo direito medindo 24por19mm,sugestivo de hemangioma (considerar diferencial). Quais são os riscos que tenho, é perigoso?
14/02/2010 20:22
De: Glaucia Bonucci
IP: 189.0.21.127

Sobre a doença de Rosai dorfmam

Foi constatado que eu tenho a doença de Rosai Dorfmam, gostaria de saber mais sobre esta doença, sobre seu tratamento e se tem cura. estou com perda ossea maxilar.Estou tentando saber o que é ja faz mais de 1 ano,fizemos varias biopsias e quando descobriram começei com um tratamento com corticoide 40 mgr /dia, sera que assim vou ter uma melhora? meus dentes nem tem mais aonde se fixarem, quase todos estão moles,e sinto muita dor.
Seu IP: 18.208.132.33 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)