Criar forum gratis
Este fórum tem como objetivo principal proporcionar a interação entre as pessoas interessadas, com vista ao que diz respeito à área de Biomedicina e Ciências Biológicas. Bem como divulgar, trocar experiências,propor mudanças, emfim o que a imaginação e criatividades dos interessados permitir sobre os diversos assuntos que aqui irão ser tratados.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Relacionados: medicina

Mensagem

DIVULGAçãO CIENTíFICA: Óculos para escutar melhor

De tarsisio (biosimbiose@yahoo.com.br) em 12/04/2006 17:52:57 a partir de 200.254.38.133-



Agência FAPESP Divulgando a cultura científica
12/04/2006



Microfones estão escondidos nas hastes dos óculos
Divulgação Científica
Óculos para escutar melhor
12/04/2006
Agência FAPESP - Agora já é possível ver a seguinte cena: pessoas com deficiência de audição colocando os óculos para escutar melhor. Isso por causa de um novo produto auditivo, desenvolvido na Holanda. O projeto, que já está pronto para entrar em escala comercial, é fruto de uma parceria entre a Universidade Delft e várias companhias holandesas.
Para ter um equipamento auditivo mais potente, e que consiga filtrar melhor os ruídos de um ambiente com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, os pesquisadores desenvolveram uma aparelhagem que é formada por quatro pequenos microfones. Todos interligados.
Para esconder tudo isso e, segundo os autores do projeto, por uma questão de estética também, em relação aos aparelhos atuais, optou-se pela construção de um óculos. A aparelhagem passou a ficar escondida nas hastes do objeto usado normalmente para ter uma visão melhor.
Em termos técnicos, o novo equipamento tem uma sensibilidade direcional da ordem de 8.2 decibéis. Os equipamentos auditivos tradicionais apresentam apenas 4.2 dB, segundo os pesquisadores da Holanda. Para os responsáveis pelo desenvolvimento do novo produto, aquele tradicional problema das pessoas com alguma deficiência auditiva - elas normalmente não conseguem reconhecer de onde vem a voz da pessoa que está falando – está, agora, resolvido.
As estatísticas holandesas mostram que existem hoje no país 1,2 milhão de pessoas acima dos 60 anos com algum tipo de problema auditivo. Desse total, 22% usam os aparelhos auditivos tradicionais. E muitas delas, por dificuldade em ficar confortáveis em lugares públicos com muitas pessoas, deixam de ter um convívio social normal.

Imprimir esta notícia Enviar por e-mail

Anteriores



Assine o boletim da AGÊNCIA FAPESP
Indique a Agência FAPESP a amigos
Atualize seu cadastro ou cancele o recebimento do boletim
agencia@fapesp.br



Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2020 -   http://www.insite.com.br