Criar forum gratis
Este fórum tem como objetivo principal proporcionar a interação entre as pessoas interessadas, com vista ao que diz respeito à área de Biomedicina e Ciências Biológicas. Bem como divulgar, trocar experiências,propor mudanças, emfim o que a imaginação e criatividades dos interessados permitir sobre os diversos assuntos que aqui irão ser tratados.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Relacionados: medicina

Mensagem

Mais sobre Bioética

De Rômulo Araújo (araujoromulo@gmail.com) em 29/07/2005 15:33:01 a partir de 200.217.60.102-
Desde os primórdios de seu desenvolvimento, a Bioética, enquanto disciplina, tem se abstraído das responsabilidades sociais, valorizando a discussão sobre situações relativas ao impacto da tecnologia médica na vida humana e, mais recentemente, às conseqüências dos avanços da genética.
Tal fato tem resultado na construção de uma Bioética focada principalmente na autonomia individual, que marginaliza questões éticas atinentes ao âmbito da coletividade. Sobretudo os adeptos do modelo principialista da Bioética, originário e prevalente nos USA, privilegiam o princípio da Autonomia individual – desconsiderando o princípio da Justiça.

Em parte, isto se deve à influência inicial da Bioética exercida pelo Joseph and Rose Kennedy Institute for the Study of Human Reproduction and Bioethics, Washington, DC, fundado por André Hellegers. O instituto orientou a Bioética com base em temas freqüentemente relacionados aos aspectos biológicos e médicos, introduzindo o termo “Bioética” como disciplina acadêmica. Se, por um lado, tal atitude favoreceu a divulgação do termo, por outro, possibilitou certa identificação e mesmo “confusão” com “ética médica”.
Assim, ocorreu uma restrição de seu uso ao campo biomédico, contrariando as motivações originais de Van R. Potter, relacionadas a uma bioética global e voltada ao social.
Esta noção é referendada pelo bioeticista italiano Giovanni Berlinguer (1996), ao lembrar-nos de que as situações-limite têm sido constantes nas reflexões bioéticas, negligenciando-se os problemas de ordem ética que envolvem a maioria das pessoas em sua vida cotidiana.
Albert Jonsen enfatiza que quase todas as filosofias morais sérias colocam a vida humana em seu contexto social e, por isso, caberia à Bioética formular questões e respostas sobre as relações entre os indivíduos e a coletividade, que conduzam em direção a uma bioética social.
Todavia, considera que a construção de tal raciocínio constitui-se em um obstáculo em si mesma, dada as incertezas sobre a definição e escopo da “Bioética” – ainda que as relações entre ética, política, interesses individuais e coletivos apareçam desde os primórdios da reflexão ética ocidental, no pensamento de Platão e Aristóteles.
O autor propõe, então, o desenvolvimento de uma “Bioética urbana”, de modo a tratar dos casos incidentes na vida da cidade, incorporando sua natureza sociológica e psicológica. Afirma que ainda inexistem sistemas éticos adaptados a peculiaridades da vida urbana, já que esta traz indagações éticas bastante diferenciadas das que ocorrem na vida rural, favorecendo, segundo ele, o princípio da Autonomia individual, valorizado pela conformação cultural norte-americana.
Considerando a existência de um ambiente de relações entre “estranhos”, uma Bioética urbana poderá tratar dos casos ocorridos nas cidades de maneira mais adequada. Para corroborar essa assertiva, discorre sobre as diferenças da evolução da epidemia da Aids e as medidas tomadas para combatê-la em duas grandes cidades norte-americanas – Nova Iorque e São Francisco.
Para nós, brasileiros interessados em Bioética, é importante refletir sobre o alerta do professor Jonsen acerca do distanciamento entre a Bioética e os problemas relacionados à coletividade. Essa preocupação é compartilhada por vários bioeticistas pátrios – o que, felizmente, é demonstrado pelo desenvolvimento de extensa produção científica, em especial, nos anos 90.

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2020 -   http://www.insite.com.br