Espaço para a discussão sobre a AHT (AUTO-HEMOTERAPIA) e envio de relatos sobre experiências dos usuários desta técnica terapêutica. A AUTO-HEMOTERAPIA é uma técnica simples, em que, mediante a retirada de uma pequena quantidade de sangue da veia e sua imediata aplicação no músculo, estimula um aumento dos macrófagos, que são as células sangüíneas que fazem a "limpeza" de tudo o que é prejudicial no organismo, eliminando bactérias, vírus, as células cancerosas, etc. Esse aumento da produção de macrófagos pela medula óssea (de 5% para 22%) se deve ao fato de que o sangue injetado no músculo funciona como um "corpo estranho" a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE), o que faz com que o nível imunológico se eleve, permanecendo ativado durante 5 dias, após os quais o percentual de macrófagos vai decaindo até o sétimo dia, retornando aos 5%. Com isso, inúmeras doenças, inclusive as graves como as auto-imunes, regridem rapidamente, proporcionando o restabelecimento da saúde. A AHT, entretanto, não representa nenhum risco para o paciente e não produz efeitos colaterais. Este fórum se destina primordialmente àqueles que já utilizam a AHT e não possuem mais dúvidas sobre sua eficácia, mas também admite a discussão séria e responsável sobre o assunto, tendo em vista o envio de orientações sobre os detalhes da técnica, tanto para os que já a utilizam, como para os que desejam passar a utilizá-la e querem se informar melhor sobre a mesma.

Tags: tratamento medicina sangue enfermagem autohemoterapia anvisa crm auto-hemoterapia coren cfm sus
21/07/2013 23:28
De: Fetha
IP: 179.205.140.249

Médico Veterinário comprova benefícios da auto-hemoterapia

Data: 20/07/2013 21:33
De: Marcos Aurélio Cardoso Moraes (marcosfaxina@gmail.com)
IP: 177.41.40.171
Assunto: Relato de caso pessoal
Meu nome é Marcos Aurélio, sou Médico Veterinário, e tenho 46 anos de idade.
Sempre tive o sistema respiratório "não muito santo"...rsrsrs. Além de asma e bronquite (curadas com acupuntura há cerca de 15 anos), sempre tive sinusite crônica, e vivia com o "nariz escorrendo" (desde criança). Estava sempre "encatarrado", e já tive pneumonia por 3 vezes (com cerca de 12, 20 e 25
anos de idade).
Até recentemente (três anos atrás) não podia nem frequentar locais com ar-condicionado (até mesmo ônibus), ou enfrentar uma frente fria, que a sinusite aumentava, e várias vezes acometeu-me também
uma faringite. Estava tomando antibióticos a uma média de 2 a 3 vezes por ano (sempre que a faringite me acometia mais pesadamente).
Há cerca de 4 anos fui apresentado à técnica (auto-hemoterapia), mas confesso que tive um certo receio.
Porém, 1 ano após eu ter sido apresentado a técnica da auto-hemoterapia, apareceu um pequeno abscesso na base do nariz, o qual me incomodava bastante (esteticamente e tembém pela dor que começava a causar). Resolvi então experimentar a técnica. Fiquei surpreso com o resultado: em dois dias, o abscesso havia desaparecido.
Me tornei então um praticante da auto-hemoterapia, sempre solicitando a amig@s da área médica que me apliquem, mas enfim tornei-me quase independente. Quando @s amig@s me faltam (também eles têm suas vidas e seus compromissos), eu mesmo me aplico, no glúteo.
Estou há três anos fazendo a auto-hemoterapia (com algumas falhas, pois às vezes fico semanas sem fazer), e neste período de 3 anos somente fiquei doente (faringite) uma vez, com a chegada de uma frente fria num período em que estava há umas 3 semanas sem realizar a técnica.
Resultado: quando percebi que estava ficando doente, procurei uma amiga que me aplicasse (realizou a aplicação às 18:30), fui dar aula (de 19 às 22 h), saí da aula com febre, me sentindo bastante mal, e com dor na garganta. Fui para casa, dormi, suei bastante (levantei 3 vezes pra trocar o lençol suado), mas pela manhã já estava completamente são, sem febre, sem mal-estar, sem dor na garganta.
Desnecessário dizer que não deixo mais este espaçamento longo sem aplicação ocorrer. Tento aplicar semanalmente, mas nunca deixo passar de 10 dias.
Outro relato interessante: há pouco mais de um ano (em março de 2012) sofri uma queda de uma laje, tendo fraturado calcanhar (abriu uma cunha), bacia (fratura completa) e coluna (fragmento da T 12).
O ortopedista me deu um prognóstico de 3 meses para largar as muletas e a bota e tivesse uma recuperação plena. Porém, para surpresa de tod@s (inclusive dele), com 3 semanas (TRÊS SEMANAS)
eu estava completamente recuperado, largando as muletas e a bota e voltando a dar aulas.
Divulgo esta técnica sempre que há oportunidade, e várias pessoas (da área médica, inclusive), já
optaram pela sua prática, em si mesmas e em parentes e amigos.
Espero que este relato sirva de estímulo a mais pessoas se interessarem pelo tema.
Abraços,
Marcos.
http://inforum.insite.com.br/39550/13217828.html
20/04/2008 07:34
De: Walter Medeiros (walterm.nat@terra.com.br)
IP: 200.142.188.135

MEMÓRIA-4

Superficialidade no Parecer do CFM
--- Walter Medeiros
A proibição do uso da auto-hemoterapia resultou do trabalho de uma única pessoa – o médico Munir Massud, que fez uma pesquisa superficial e tirou conclusões sobre o que não pesquisou. Quando o Conselho Federal de Medicina acatou o parecer, foi publicado um release anunciando: “Médicos que praticarem auto-hemoterapia poderão ter registro cassado”. A base para essa cassação seria o parecer, que o release sintetiza da seguinte forma: “Auto-hemoterapia não tem eficácia comprovada e pode trazer danos à saúde, diz CFM”. Sabe por quê o CFM diz isso? Porque, segundo o release, “O material consultado foram os abstracts disponíveis na base de dados Medline, que tem 11 milhões de citações e resumos da literatura médica.”.
Este documento mostra quão superficial e insuficiente foi a pesquisa realizada por uma única pessoa, que não se deu ao trabalho de ler nenhum dos materiais da base de dados de forma completa. Ou seja, 180 milhões de brasileiros estão à mercê de um trabalho incompleto. Com tanta superficialidade o CFM não questionou nada e incorporou a opinião de que “A conclusão geral da análise é a de que ‘não existem estudos relativos à auto-hemoterapia desde a sua proposição como recurso terapêutico na primeira metade do século XX até os dias atuais’ e que ‘não há evidência científica disponível que permita a sua utilização em seres humanos’, conclui o texto.
Numa decisão apressada, foi proibido o uso de um recurso utilizado há quase um século, ao invés de chamar à ordem os que praticam e estabelecer prazos para pesquisas, a fim de autorizar ou desautorizar definitivamente a prática, porém com dados concretos. Ao contrário do que não encontrou o médico ao pesquisar publicações em inglês, polonês, russo, alemão, chinês, espanhol, francês e italiano, se os pesquisadores forem à base de dados por ele indicada e outras, encontrarão elementos suficientes para não negar simplesmente. Para realizar um trabalho transparente perante os médicos e a sociedade brasileira, o CFM deveria anexar ao parecer todos os abstracts pesquisados, pois neles certamente seria encontrado um bom começo para a pesquisa.
31/01/2011 22:14
De: Walter B. Medeiros (waltermedeiros@supercabo.com.br)
IP: 189.124.174.188

Reportagem do Domingo Espetacular

O Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Hematologia não têm argumentos contra a auto-hemoterapia. Apegam-se apenas a coisas vulgares para tentar desfazer da técnica que vem salvando vidas há 150 anos. Veja matéria sobre o assunto, que comenta reportagem do Domingo Espetacular da TV RECORD - http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-domingo_espetacular.htm .
15/07/2010 21:36
De: Marcelo Fetha (fetha@ibest.com.br)
IP: 189.63.223.153

Curado de Mal de Crohn com a Auto-hemoterapia

Meu nome é José Luiz Dutra,
tenho hoje 77 anos,
moro em Salvador Bahia.
Doença de Crohn considerada incurável,
se caracteriza por úlcera do intestino
e grande desconforto do fluxo intestinal,
perda de peso e efeitos psicológicos negativos.
Há mais de 10 anos vinha eu sofrendo com esta doença,
tomando os medicamentos tradicionais,
tipo azulfim, mesacol etc
sem melhoria, fazendo colonoscopias anuais.
Em 2007 tomei conhecimento da Auto-hemoterapia
através do video do Dr. Luiz Moura,
logo após uma colonoscopia que mostrava a doença estacionária.
Meu pai praticou por muitos anos na sua antiga farmácia a Autohemoterapia, no tratamento de furunculose, acnes e feridas.
Até 1945 não existiam penicilina ou sulfa,
e o tratamento dessas doenças era feito com Autohemoterapia.
Nunca houve casos de rejeição, reação alérgica
ou infecciosa nas aplicações que ele fazia.
Em 2008 fiz Autohemoterapia por 6 meses,
com aplicação semanal de 10 ml no músculo,
totalizando 24 aplicações.
Resultado obtido foi a cicatrização total das úlceras,
e desaparecimento dos pólipos comprovado por colonoscopia,
melhoria do trato intestinal, ganho de peso e disposição geral.
Foram os resultados obtidos.
Trecho de e-mail do:
José Luiz Dutra
Há milhões de pessoas com doenças autoimunes, sofrendo como eu sofria.
Peço à você fazer chegar meu depoimento ao conhecimento de todos.
Que Deus lhe proteja,
do amigo
José Luiz Dutra
REGISTRO FOTOGRAFICO DESTE TESTEMUNHO:
2007 - colonoscopia com a doença
2008 - colonoscopia depois de 24 aplicações de Autohemoterapia SEM a doença.
Videos:
www.youtube.com/watch?v=emOMHK2SMAo
www.youtube.com/watch?v=iK187g741YU
www.youtube.com/watch?v=SY5R9fO1cuc
SITES:
autohemoterapia.fortunecity.com/jose_dutra_crohn_disease.htm autohemo.cloud.prohosting.com/jose_dutra_crohn_disease.htm
autohemoterapia.fortunecity.com/joseluiz.htm
autohemo.cloud.prohosting.com/joseluiz.htm
03/05/2014 13:18
De: Fetha
IP: 191.198.109.119

Auto-hemoterapia e a cura de carcinoma (câncer) na bexiga

Auto-hemoterapia e a cura de carcinoma (câncer) na bexiga
http://www.youtube.com/watch?v=uBI3gSSZh8A
AUTOHEMOTERAPIA: AMIGOS DA CURA
Postado por renato marques bastos em 18 abril 2014 às 10:16
Olá pessoal bom dia, fiz uma cirurgia de ressecção transuretral na bexiga e no dia 14/02/2014 onde foi retirado dez lesões de aulto grau com invasão da lamina própria eo médico indicou outra cirurgia no dia 27/03/2014 onde não constatou nenhuma lesão e foi retirado fragmentos da cicatriz para biópsia eo resultado constatou AUSENCIA DE NEOPLASIA. Desde que descobrir o carcinoma na bexiga faço a AUTOHEMOTERAPIA há 1 ano e meio, onde só foi retirar o açucar já surgiu um resultado bom. Exclareço que ainda estou em tratamento pela medicina tradicional, onde vou começar um ciclo de BCGs na bexiga pra evitar de retornar o carcinoma, mas continuo com a AUTOHEMOTERAPIA. Agradço a Deus Nossa Senhora de Aparecida eo Amigos da Cura por conhecer essa tecnica maravilhosa. SEGUE ANEXO FOTOS DA BIÓPSIAS.
http://amigosdacura.ning.com/profiles/blogs/autohemoterapia-7?xg_source=activity -
* PARA AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DA AUTO-HEMOTERAPIA:
Lembre-se que contra fatos e fotos não há argumentos!
*** ENTÃO SUA AJUDA É MUITO IMPORTANTE. ***
Faça sua parte, divulgando seu testemunho. Muitas pessoas já fizeram. Divulgue seus laudos, fotos, exames e outros documentos, mostrando de maneira clara, que a auto-hemoterapia é eficaz e muito benéfica.
-
* AUTO-HEMOTERAPIA. MEU SANGUE ME CURA!
http://www.youtube.com/worldautohemotherapy
http://pdfcast.org/profile/marcelo%20fetha
http://www.hemoterapia.org/
http://amigosdacura.ning.com/
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm
http://hssuffer.wordpress.com/auto-hemoterapia-sangue-que-cura http://inforum.insite.com.br/66763/
-
* Grupos AHT no Facebook:
AMIGOS DA CURA:
https://www.facebook.com/groups/422963371070990/
Auto Hemoterapia Geral:
https://www.facebook.com/groups/407184969311403/
AUTOHEMOTERAPIA DO MUNDO LUSOFONO PARA O PLANETA:
https://www.facebook.com/groups/lusofons/
Auto-Hemoterapia-Adeptos e Usuários:
https://www.facebook.com/groups/sanguecura/
Hémoterapia, O Sangue que Cura Eu faço:
https://www.facebook.com/groups/sanguequecura/
Pesquisando a Auto-hemoterapia:
https://www.facebook.com/groups/tudosobreautohemoterapia/
Auto-hemoterapia (CURA)
https://www.facebook.com/groups/595618827135683/
AUTO HEMOTERAPIA:
https://www.facebook.com/groups/Auto.Hemoterapia/
AUTO-HEMOTERAPIA NOSSO SANGUE NOS CURA E OS ANJOS TB!!:
https://www.facebook.com/groups/autohemoterapianossosanguenoscuradetd/
03/05/2012 23:59
De: Evaristo Sobrinho
IP: 189.124.217.47

04 de Maio - Parabéns ao Dr. Luiz Moura

Os usuários e defensores da Auto-hemoterapia homenageiam o Dr. Luiz Moura neste 4 de Maio de 2012, data em que o grande divulgador dessa técnica completa 87 anos de nascimento. Desejam-lhe muitos anos de vida, para presenciar a luta pela liberação da AHT e tomar parte do momento em que for formalizada a justiça com o fim da absurda proibição imposta pela Anvisa e CFM e forma forjada, ilegal e desumana. Pela saúde do povo brasileiro. http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm
13/10/2012 19:09
De: Fetha
IP: 177.82.87.61

Nasceu de novo. GRAÇAS A DEUS e ao DR. LUIS MOURA e a esta TÉCNICA DIVINA AUTO-HEMOTERAPIA!!!!! Publicado no GRUPO AMIGOS DA CURA: Facebook http://www.facebook.com/groups/422963371070990/ Ary F

Nasceu de novo. GRAÇAS A DEUS e ao DR. LUIS MOURA e a esta TÉCNICA DIVINA AUTO-HEMOTERAPIA!!!!!
Publicado no GRUPO AMIGOS DA CURA: Facebook
http://www.facebook.com/groups/422963371070990/
   Ary F Silva:
Tenho um amigo que começou a fazer a AHT no inicio deste ano. Teve um enfarto, estava com várias veias obstruídas, colocou um marca passo e é diabético. O Cardio dele fez o que podia, e ele sabia que tinha pouco tempo de vida. Foi quando Demos a ele o DVD do DR. LUIZ MOURA. Ele viu e mesmo assim foi falar com o cardio sobre AHT. O medico sabendo que já tinha feito tudo pela medicina convencional, falou que ele poderia fazer o que ele tivesse vontade. Começou a fazer a AHT com 10 ml, fez varias de 20 ml, está ótimo. Voltou ao médico andando, porque nem isso estava conseguindo mais. e recebeu a noticia que iria tirar o marca passo, pois seu coração estava muito bem obrigado. Ele não quer parar nem para descansar as veias. Está tão animado que até arranjou uma namorada e estão vivendo juntos. O nome deste meu amigo é: NASCIMENTO . Tudo haver, nasceu de novo. GRAÇAS A DEUS e ao DR. LUIS MOURA e a esta TÉCNICA DIVINA AUTO-HEMOTERAPIA!!!!!
27/07/2009 21:43
De: Joel Martini de Campos (joelmartini@zipmail.com.br)
IP: 189.38.192.6

Re: Re: Re: ja tive beneficios

Adriano, boa noite  !!!
Se você é enfermeiro formado e sindicalizado e possue registro na categoria:- COREN ou COFEN
( CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM ) está proibido de aplicar a terapia AUTO-HEMOTERAPIA
e poderá ter seu registro cassado pois deve respeitar as determinações de sua classe.
Abraços, Joel. OBS:- Entre no site do COFEN e leia essas determinações.
08/05/2008 19:29
De: marcos antonio nunes
IP: 201.46.62.97

Autohemo

Rosália, eu já faço autohemo á quase doid anos tomo toda semana, não só eu com todos os meus familiares, filhos, esposa, irmãos ,etc. dependendo do sue problema voce pode tomar até 20ml, por semana, dividido em 4 logais 5ml em cada braço e 5ml em cada glutéo(nadegas); fora isso, voce pode fazer 5ml ou 10ml semanalmente sem risco nemhum, por seu organismo, a funçao da auto hemo é só de aumentar a sua defesa imunologica; voce ficará protegida de varias doenças, como tambpem se estiver com alguma os seus magrófagos, irçao fazer um verdadeira verredura no seu organismo, eliminando tudi de impuri que se encontrar dentro dele; a minha minina de 12 anos toma toda semana 5ml que eu aplico nela; não tenha receio do que estou lhe dizendo; pois sou profissional da area de saude; formado a 26 anos, e jamais adotaria um técnica dessa na minha familia sem que tivesse plena convicção, do resultado que está sendo atingido pelos meus familiares. Faça sem medo; Abraço.
20/01/2011 12:06
De: Marcelo Fetha
IP: 189.123.92.158

A Auto-hemoterapia cura BRONCO PNEUMONIA CRÔNICA

SAUDE PARA TODOS!
por Ive Barros, quarta, 19 de janeiro de 2011 às 10:12
MEU FILHO FELIPE PROFESSOR DE HIDRO GINASTICA NO IPANEMA CLUBE DE SOROCABA; DEVIDO AO CHOQUE TÉRMICO QUE PRODUZ EM SEU CORPO, POR SAIR DA AGUA QUENTE E SUPORTAR A ATMOSFERA DO AR FRIO DO AMBIENTE; CONTRAIU BRONCO PNEUMONIA CRÔNICA;DEPOIS DE 2 ANOS DE TRATAMENTO, SEM RESULTADO, COMECEI A AH; NA PRIMEIRA APLICAÇÃO J SE SENTIU MUITO BEM, CONTINUA FAZENDO POIS A QUALIDADE DE VIDA DELE MELHOROU 100 POR CENTO. AGRADEÇO A DEUS POR TER USADO DR. LUIZ MOURA COMO 1 SOLDADO VALENTE , EM FRENTE A 1 BATALHA EM PROL DA HUMANIDADE
http://www.facebook.com/notes/ive-barros/saude-para-todos/158920070825431
Post de Divagomessa Gomes Sa em AUto-hemoterapia Brasil no facebook
23/05/2010 16:24
De: ROSE
IP: 201.95.85.218

Faço aplicaçao de autohemoterapia

oi Marlene boa tarde, se estiver enteressada e nao achou um profissional para fazer eu faço  a aplicaçao ja ah algum tempo moro no jabaquara me mande um email q te passo meu telefone tambem te endico varias pessoas q faço . um abraço Rose  mri email roseli-enf@hotmail.com
05/01/2012 09:02
De: odair
IP: 189.32.140.234

Re: Dúvidas sobre o uso da autohemoterapia

olá jacira em aluzão a sua dúvida, posso lhe garantir que a auto hemoterapia nunca lhe fará mal, tira como exemplo esses dois anos que vem fazendo uso da mesma. nesta vida precisamos usar o pensamento para tudo inclusive se tratando da nossa saúde. você está com deficiência de vitamina D,B6 e C. procure pegar um pouco de sol pela manhã que seu próprio corpo produzirá a vitamina D necessária, v á a praia algumas vezes que lhe fará muito bem. a vitamina B6 (pitdoval) encontrará no leite,sereais integrais,gérmen de trigo,farelo de arroz, vegetais verde e legumes. para a vitamina C. coma muita fruta e suco de limão a vontade (sem açucar). não deixe que sua artrite vire uma artrose. sua médica precisa de esclarecimentos da vida fora da matéria, são conhecimentos transcendentais que não se consegue dentro de uma faculdade. o maior erro da humanidade é a ignorancia da verdade. siga sua vida dando mais valor ao seu EU interior, tudo que precisar pergunte a ele e a resposta virá pelas intuições. você precisa tambem de fazer uso do coreto de magnésio, 50ml pela manhã e a noite. diminua a carne vermelha e frangos, coma mais peixe,mas com moderação. espero ter lhe ajudado. fique com a luz astral superior tenha disciplina e verá que tudo melhorará. saudações.
23/02/2009 15:42
De: Marcelo (fetha@ibest.com.br)
IP: 189.63.214.26

Comentário de um patologista sobre a AH

Sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 - 14:51:34    
Um abraço a todos que utilizam esta técnica e o Dr. Luiz Moura merece o prêmio Nobel de Medicina.  
Já utilizo a Auto-Hemoterapia e fiquei curado de Rinite e Sinusite que tinha a muitos anos. Sou Patologista Clínico, Matemático, Analista de Suporte, Pesquisador e Professor de Faculdade e de Universidade, tenho 2 especializações, trabalho com Informática a quase 30 (trinta) anos. Meu Pai era médico homeopata autodidata e curou muita gente.  
O Problema se resume ao seguinte:  
1) Todas as entidades médicas oficiais;  
2) Médicos com baixa formação e/ou com pensamentos retrógrados e/ou preconceituosos;  
3) Grupos farmacêuticos e Laboratórios de fabricação e pesquisa de remédios;  
4) Planos de Saúde;  
5) Hospitais Particulares e Clínicas Médicas;  
6) Grupos de Médicos e Associações;  
TODOS NÃO TEM INTERESSE NA DIVULGAÇÃO POR UMA QUESTÃO MERAMENTE FINANCEIRA.  
POIS RESOLVERIA OS PROBLEMAS DE SAÚDE DE UMA NAÇÃO POBRE E QUE TEM UM POVO DOENTE. ESTA TÉCNICA CURARIA DIVERSOS BRASILEIROS COM BAIXO CUSTO.  
TAMBÉM SOU A FAVOR DA URINOTERAPIA E JÁ TOMO CLORETO DE MAGNÉSIO A ANOS. FIQUEI CURADO DE UMA HÉRNIA DE DISCO, ENTRE A L4/L5, MAIS 3 DISCOS NA CERVICAL QUE ESTAVAM DESIDRATADOS, MAIS UM BICO DE PAPAGAIO QUE SUMIU. ESTAVA COM UMA CIRURGIA MARCADA NA MINHA COLUNA E GRAÇAS AO CLORETO DE MAGNÉSIO, NÃO FOI FEITA. SÓ ANDAVA MANCANDO DEVIDO À PRESSÃO DA HÉRNIA NO NERVO CIÁTICO. NÃO DORMIA EM CAMA DE MANEIRA NENHUMA. HOJE DURMO EM QUALQUER CAMA, TODO ENROLADO, SEM DORES, ANDO E CORRO NORMALMENTE.  
O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO ONDE EXISTEM MAIS FARMÁCIAS DO QUE BIBLIOTECAS.  
QUEM QUER FICAR POBRE DA NOITE PARA O DIA ? OS GRUPOS ACIMA CITADOS ?  
Deus abençõe a todos, inclusive àqueles que são contra.

André Pita - 48 anos - Salvador
FONTE: http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=1549&u=10
06/04/2011 22:01
De: JOEL MARTINI DE CAMPOS (joelmartini@zipmail.com.br)
IP: 189.38.177.189

Re: Baixa de Leucocitos

Márcia, boa noite  !!!
Está proibido somente no Brasil e no resto do mundo não.Deve pedir para vizinhos,amigos,colegas de trabalho, parentes para que indiquem pessoa conhecida e competente para fazer as aplicações e caso não consiga então alguém da família deve aprender para fazer nos necessitados,abraços,Joel
Seu IP: 34.229.76.193 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)