A AUTO HEMOTERAIA aplicada pelo profissional da enfermagem, devidamente inscrito no COREM, mas sem a supervisão de um médico é crime ou contravenção penal? Enquadraria sua conduta em agum tipo pena: exercício ilegal da medicina, charlatanismo, curandeirismo ou exercício ilegal das profissões previsto na lei de contravenções penais? Este fórum, portanto, visa debater o aspecto jurídico-penal acerca da conduta do profissional da enfermagem que, devidamente inscrito nos quadros do COREM, faz a aplicação da auto hemoterapia sem a supervisão de um médico. Sua conduta constitui crime, contravenção penal ou trata-se de fato atípico à luz do direito penal? Espero que este fórum sirva para exaurir o tema, chegando a uma conclusão concreta a repeito.

Tags: crime auto enfermagem hemoterapia
08/03/2010 18:49
De: Marcelo Fetha (fetha@ibest.com.br)
IP: 189.63.218.90

A hora de sair do empirismo

A hora de sair do empirismo
--- Graça Medeiros
Desde que me tornei usuária da auto-hemoterapia e passei a sentir como o uso desta técnica vem sendo tratado pelas autoridades e entidades relacionadas com o assunto, tenho procurado, em vão,  Profissionais Médicos para  investigarem a minha história, os meus resultados positivos, os meus relatos pessoais – o antes e o depois do uso desse método natural e alternativo. Como eu, são muitas as pessoas que conheço e que se dispõem.
Entretanto, o que encontramos é uma confusão em torno do assunto, as ameaças às pessoas que usam a técnica, a tentativa de denegrir a imagem do Dr.Luiz Moura. Até agora nenhum daqueles setores explicou porque a categoria médica não resolve agir de forma séria e amadurecida, para estudar, aprofundar e se certificar da eficácia e eficiência do método. O que será que temem? Qual o prejuízo que teriam em vista? Por quê não discutem a legalização do uso da auto-hemoterapia?
Enquanto isso, o que se vê é a pobreza, são as pessoas carentes, desassistidas, abandonadas pelo poder público, que ficam entregues à própria sorte. Elas poderiam ter no uso da auto-hemoterapia a solução para muitos dos seus problemas de saúde.
Falar de forma irresponsável, amedrontar as pessoas, usar da força que têm como médicos – donos do saber... -  deixar a população morrer à mingua ao invés de assistí-la, é lastimável!
Por que os detratores da auto-hemoterapia, a partir de dirigentes da ANVISA, da SBHH e do Conselho Federal de Medicina afirmam a suposta ineficácia desse método de tratamento e, em muitos países esse mesmo método é usado de forma legal? E no Brasil é permitido e regulamentado o uso do Tampão Sanguíneo Peridural – uma das formas de auto-hemoterapia. Por que é eficaz para uns países e outros não?! É eficaz no tampão e proibido em outras situaçções?! Qual a explicação? Sem falar no uso pela Medicina Veterinária.
Ademais, qual a explicação para o crescimento do uso da auto-hemoterapia? Se fosse um método letal, as pessoas mesmo se encarregavam de desaconselhar... Ao contrário, os Profissionais ficam inibidos, muitos fazem uso e não ‘confessam’ e outros ainda aconselham, mas pedem reservas... Temem represálias dos próprios colegas!!!
Por tudo isso acho que é hora de sair do empirismo e partir para a ação científica. Certamente todos saem ganhando. Será o sentimento Humanitário em ação, a Caridade sendo praticada, a Missão da Medicina sendo cumprida, o Juramento Hipocrático sendo respeitado.
Teremos então muitas Pessoas sendo salvas, sofrimentos amenizados. Pela permissão e  regulamentação do uso da auto-hemoterapia no Brasil.
www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia_gra.htm
24/02/2008 09:07
De: JOSE LIBERIO PIMENTEL (liberio7@yahoo.com.br)
IP: 200.101.95.72

Auto-hemoterapia

OBRIGADO AO DR. LUIZ MOURA PELA SUA DIGNIDADE, PELO SEU DESINTERESSE POR BENS MATERIAIS. ESTOU FAZENDO A AH HÁ MENOS DE 15 DIAS E JÁ  CONSEGUI CICATRIZAR UMA FERIDA QUE HÁ 4 MESES NÃO CICATRIZAVA, POIS SOU DIABÉTICO. DIZER QUE NÃO HÁ COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AH É UMA VERGONHA, POIS PÕE ÀS CLARAS A FALTA DE INTERESSE DA CLASSE MÉDICA EM AJUDAR O POVO NA LUTA CONTRA AS DOENÇAS, JÁ QUE A AH JÁ EXISTE HÁ MAIS DE CEM ANOS. O QUE É ISSO, SRS. MEMBROS DOS CONSELHOS DE MEDICINA! PENSEM UM POUCO NA COBRANÇA DIVINA, POIS AQUI NA TERRA QUEM COBRA NOSSOS ATOS SÃO OS PODEROSOS E, PORTANTO, NUNCA VÃO COBRAR DE VOCÊS. FAÇAM UM EXAME DE CONSCIÊNCIA E PAREM DE DIZER QUE ESSA PRÁTICA É PROIBIDA POR NÃO HAVER EVIDÊNCIA CIENTÍFICA. É CLARO QUE COM A MENTALIDADE DE MERCENÁRIOS COMO VOCÊS ESTÃO HOJE NUNCA VAI HAVER COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE UMA PRÁTICA QUE NÃO TEM PATENTE E, PORTANTO, NÃO RENDE DINHEIRO PARA VOCÊS E OS LABORATÓRIOS.
CONTEM COMIGO PARA UMA LUTA SEM TRÉGUAS PELA REGULARIZAÇÃO DA AH EM NOSSO TÃO SOFRIDO PAÍS.
OBRIGADO, LIBÉRIO
26/10/2010 04:45
De: Marcelo Fetha
IP: 189.123.96.45

Reportagem sobre a Auto-hemoterapia: Dra. Livia (médica) fala sobre a auto-hemoterapia na Radio Agencia Nacional

Reportagem sobre a Auto-hemoterapia:
Dra. Livia (médica) fala sobre a auto-hemoterapia na Radio Agencia Nacional Viva Maria
25/10 07:26
Notícias, Viva Maria
Auto-Hemoterapia não é aceita pela medicina convencional
Respondendo a dúvida de uma ouvinte, Dra Lívia explica sobre uma terapia alternativa diferente que consiste em retirar o próprio sangue da veia e reindroduzí-lo no músculo para atuar no sistema imunológico e criar anti-corpos Apresentação Mara Régia
OUÇA A REPORTAGEM NOS LINKS:
radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2010-10-25/auto-hemoterapia-n%C3%A3o-%C3%A9-aceita-pela-medicina-convencional www.4shared.com/audio/D-hCFP9r/Autohemoterapia_25_10_10_radio.html mais.uol.com.br/view/41gma1ec1qld/reportagem-sobre-a-autohemoerapia-04021B3470DC9993C6?types=A&
05/04/2009 21:07
De: Joel Martini de Campos (joelmartini@zipmail.com.br)
IP: 200.233.63.167

Re: Pseurise

Sr. José Márcio, boa noite  !!!
Faça sua solicitação para meu email que lhe enviarei link para acessar relato com fotos sobre psoriase.
Abs, Joel
07/06/2011 07:54
De: Vanete DantasNascimentoNascimento. (nascimento.vanete@yahoo.com.br)
IP: 186.235.237.122

Re: Re: Auto-hemaoterapia em Itabuna bahia

Gostaria de começar tratamento de autohemoterapia so que tenho medo de fazer a aplicaçao  a doença esclerodermia                                                                                                                             gostaria de teruma orientaçao moro aquir em iramaia fica  perto de Itabuna Por favor mim responda
29/06/2009 21:38
De: Joel Martini de Campos (joelmartini@zipmail.com.br)
IP: 189.38.192.6

Re: Re: Re: Artrite reumatoide

Ana Maria, boa noite  !!!
Os profissionais da SAÚDE estão proibidos de fazer as aplicações de AHT:- enfermeiros,farmacêuticos, médicos de receitar , etc.
Portanto para conseguir um aplicador competente fale com seus parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalhos ou aprenda a fazer a aplicação e assim estará ajudande seu pai, se isso acontecesse  -
aqui em casa imediatamente iria aprender a fazer.
Abraços, Joel
10/01/2008 00:57
De: Isabel Lina
IP: 200.141.197.92

Absurdo o monopólio para um pequeno grupo elitizado

Devemos mobilizar contra esse abuso. Outros profissionais de mãos atadas, o povo desprotegido, morrendo, sem aumenos  cuidar do seu próprio corpo porque o profissional médico, que são poucos e centrados procuram tirar proveito dos abastados ricos, esquecendo que a grande maioria não tem dinheiro para comprar seu próprio medicamento. Que absurdo é esse. Não reconhecer a capacidade de outros profissionais. A  constituição garante livre escolha profissional e autonomia para decidir e agir a favor da saúde e da vida do seu próximo, do seu cliente/paciente. Que Brasil é esse. O CFM está equivocado, proibindo, condenando e tentando tomar os direitos dos outros garantido pela constituição.
Será que a punição não cabe a esses que burlam a lei, tentando contrariar e perseguir, atrasar o caminho dos interessados que buscam pesquisar e textualizar suas descobertas para benefício da humanidade?
Nós humanos já estamos atrasados por mais de mil anos por causa desses intrusos autoritários, que não sabem o porquê  mas proibem assim mesmo. Cristo, em sua história, chamado o grande trasnformador da humanidade, pregando o amor, a verdade, foi ignorado abandonado e morto por autoridades da época que não estavam sabendo nem mesmo o que estavam fazendo, mas foi mais fácil livrar-se dele que aceitar o desafio da humildade deixando prevalecer o orgulho e o egoísmo, a maldade e a crueldade. No trono coroado de bens terrenos deixando o povo morrer de fome e matando quem não pagasse impostos absurdos. Ai, meu Deus, não mudou quase nada. Os elitizados continuam existindo e se não darmos um basta, o atraso no crescimento continuará. Nós profissionais da área da saúde continuaresmos escravos desses `fora da lei`.
20/02/2009 10:33
De: João Batista S. Neto
IP: 189.17.195.163

Estou feliz por ter conhecido a AUTO HEMOTERAPIA.

Sou Professor de Filosofia, estudante de homeopatia na Universidade Federal de Viçosa MG. Fiquei conhecendo a auto hemoterapia agora recente e estou Surpresos com os relatos que tenho ouvido.
Esse mundo capitalista é triste! Práticas como hemoterapia e a homeopatia só não cresce poque são tratamentos eficazes e baratos.
14/11/2009 20:31
De: Joel Martini de Campos (joelmartini@zipmail.com.br)
IP: 200.233.63.2

Re: Re: Re: Re: NÃO AO ATO MÉDICO. EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA

Robson.boa noite  !!!
Já enviei carta aberta para todos senadores pois silenciosamente êsse indecência já passou na câmara. Ao invés de coibir as queimadas na amazônia, as invasões do M.S.T, o tráfico de armas e drogas,etc,etc,etc, êsses senhores querem monopolizar até contra a vontade dos médicos, segue para seu email pessoal a carta aberta que enviei para os senadores, abraços, Joel
17/08/2011 23:07
De: Alex (tenhamostempo@yahoo.com)
IP: 186.204.39.28

Auto-hemoterapia. . .

Boa noite pessoas !
Faço uso da prática hemoterápica, assim como minha mãe. Relato que somente beneficios nos faz.
Realizo aplicação faz 18 anos. Entrem em contato 11-9842-4470.
São Paulo.
Abraço.
Seu IP: 34.236.38.146 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)