A AUTO HEMOTERAIA aplicada pelo profissional da enfermagem, devidamente inscrito no COREM, mas sem a supervisão de um médico é crime ou contravenção penal? Enquadraria sua conduta em agum tipo pena: exercício ilegal da medicina, charlatanismo, curandeirismo ou exercício ilegal das profissões previsto na lei de contravenções penais? Este fórum, portanto, visa debater o aspecto jurídico-penal acerca da conduta do profissional da enfermagem que, devidamente inscrito nos quadros do COREM, faz a aplicação da auto hemoterapia sem a supervisão de um médico. Sua conduta constitui crime, contravenção penal ou trata-se de fato atípico à luz do direito penal? Espero que este fórum sirva para exaurir o tema, chegando a uma conclusão concreta a repeito.

Tags: crime auto enfermagem hemoterapia
26/01/2008 00:12
De: Hilda Delfino de Souza
IP: 189.4.178.2

Auto Hemoterapia

Sofria muito com artrite, artrose, bico de papagaio,  nervo ciático, síndrome do túnel de carpo, calores,caimbras, dores nos joelhos, queda de cabelo, enfim... Conheci  este procedimento atravéz de um amigo que já fazia este tratamento há mais de 10 anos. Super saudável, campeão, não sofria com nada, perguntei o segredo e ele me indicou a AH. Comecei o tratamento ha 2 anos  e me sinto ótima, acabaram as dores que vários médicos não conseguiram . Passei para minhas amigas, e todas estão felizes. Os médicos diziam que eu tinha que viver sossegada, ou seja, não caminhar na praia, coisa que adoro fazer Queriam me "SENTAR". Hoje graças ao Dr Luiz Moura, me sinto outra , e quando vejo alguém sofrendo, indico a AH com certeza. Até hoje, os médicos, mesmo vendo que melhorei, que dei uma virada de 300
graus na minha vida, são contra a AH. Uma pena, pois, o tratamento é baratíssimo, usamos agulha e seringa descartáveis. Não tem perigo nenhum e muitas pessoas  poderiam se beneficiar.
05/04/2009 18:37
De: Joel Martini de Campos (joelmartini@zipmail.com.br)
IP: 200.233.63.167

Re: Pseurise

José Márcio, boa noite   !!!
Não irei colocar o link completo pois o FORUM entende como spam e não passa a informação.Irei colocar pedaços de linha por linha para ver se passa, é:
                                       http:/
                           autohemo.cloud.
                           prohosting.com/
                           psorman.htm
Se passou a informação procure e verá o relato.
Abs, Joel
29/06/2008 19:47
De: Antonio Benedito Alves da Silva
IP: 189.19.2.141

Re: Auto Aplicaçao de Hemoterapia

Gostaria de receber a informação acima-Auto aplicação de hemoterapia, pois acredito no tratamento. Tenho o vídeo do Dr. Moura. Estou com ele e me lixando com a Anvisa e seus interesses estranhos a nossa realidade.
.
01/10/2007 16:24
De: hilton farias
IP: 201.50.188.103

Autohemoterapia

           Estou fazendo aotuhemotedrapia. Estou me sentindo muito bem.Graça a DEUS. Sofro de hipertensão,trigliceride 264,ácido úrico 7,4 e má circulação no dois membros inferiores.Hvia dias que acordava com aquela disposição,ótima.Mas logo apos algumas horas ia tudo de agua abaixo.Agora já na oitava hemo Estes sintomas da indisposição desapareceram. Os musculos dos antebraços flácidos,agora de mão aberta são firmes.Estou dormindo muito bem. A minha visão ( 3.0 ) melhorou muito. Já leio sem auxilio de óculos-com luz do sol- letras  de ingrediente dos refrigerantes,gaguejando, mas leio. NADA DE PROIBIR A AUTOHEMOTERAPIA. Usem a inteligência. INCLUSÃO.
29/08/2008 19:34
De: FERRAZ
IP: 201.68.232.22

Re: Auto-hemoterapia

QUERIDO JOEL A AUTO HEMOTERAPIA VAI AJUDAR VC E MUITO. A MINHA DICA É ENTRA NO GOOGLE E DIGITA AUTO HEMOTERAPIA ,AI VAI APARECER VARIOS LINKS VC CLICA NO PRIMEIRO AI VC PODE ASSISTIR O VIDIO DO DR LUIZ MOURA. E ATRAVES DA SUA CURA VC FAÇA A DIVULGAÇAO DESSA TECNICA DE TAO BAIXO CUSTO QUE A MAFIA DA DOENÇA  ESTA NOS PRIVANDO.BOA SAUDE PRA VCS.
12/08/2009 19:29
De: adriano
IP: 187.34.48.136

Re: Re: joel

             Joel,  tem  tbm  uma  senhora com  90 anos viu o  filho  fazer  e ter  beneficios e  quer  fazer  tbm,  verifica  se  aos  90  tbm pod, por favor   mto  obrigado!
                                                                      adriano
10/01/2008 00:57
De: Isabel Lina
IP: 200.141.197.92

Absurdo o monopólio para um pequeno grupo elitizado

Devemos mobilizar contra esse abuso. Outros profissionais de mãos atadas, o povo desprotegido, morrendo, sem aumenos  cuidar do seu próprio corpo porque o profissional médico, que são poucos e centrados procuram tirar proveito dos abastados ricos, esquecendo que a grande maioria não tem dinheiro para comprar seu próprio medicamento. Que absurdo é esse. Não reconhecer a capacidade de outros profissionais. A  constituição garante livre escolha profissional e autonomia para decidir e agir a favor da saúde e da vida do seu próximo, do seu cliente/paciente. Que Brasil é esse. O CFM está equivocado, proibindo, condenando e tentando tomar os direitos dos outros garantido pela constituição.
Será que a punição não cabe a esses que burlam a lei, tentando contrariar e perseguir, atrasar o caminho dos interessados que buscam pesquisar e textualizar suas descobertas para benefício da humanidade?
Nós humanos já estamos atrasados por mais de mil anos por causa desses intrusos autoritários, que não sabem o porquê  mas proibem assim mesmo. Cristo, em sua história, chamado o grande trasnformador da humanidade, pregando o amor, a verdade, foi ignorado abandonado e morto por autoridades da época que não estavam sabendo nem mesmo o que estavam fazendo, mas foi mais fácil livrar-se dele que aceitar o desafio da humildade deixando prevalecer o orgulho e o egoísmo, a maldade e a crueldade. No trono coroado de bens terrenos deixando o povo morrer de fome e matando quem não pagasse impostos absurdos. Ai, meu Deus, não mudou quase nada. Os elitizados continuam existindo e se não darmos um basta, o atraso no crescimento continuará. Nós profissionais da área da saúde continuaresmos escravos desses `fora da lei`.
06/04/2008 15:51
De: Maria Lopes de Andrade.
IP: 200.191.118.22

Vergonha.

Vergonha é a demonstração da decadência da classe médica que em momentos de sofrimento da população, faz publicidades em favor da classe. A população tem o direito à prática da cidadania escolhendo o método de tratamento que melhor lhe atenda, e não ficar atrelada a laboratórios e ao descaso da classe médica. Terapias complementares de fácil acesso da população deve ser divulgada ao máximo, e os profissionais que as praticam devem receber o devido respeito de todos.
25/05/2007 00:24
De: Edion Vargas Nunes (evnbr@yahoo.com.br)
IP: 189.6.14.174

PARECER COREN-DF Nº 011/2006

Alguém já viu este Parecer?... Acho que ele pode ajudar!!!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PARECER COREN-DF Nº 011/2006
Publicação: 29/1/2007

ASSUNTO: Trata sobre: “Enfermeiro é respaldado ética e legalmente para fazer o tratamento de auto-hemoterapia”.
SOLICITANTE: Sra. Thábata Pereira Gomes de Souza, COREN-DF Nº 1136-IP, Estudante de Enfermagem.
CONSIDERANDO que não existe legislação que proíbe o profissional de Enfermagem realizar o procedimento.
CONSIDERANDO que não existe contra indicação, pois o sangue utilizado é do próprio paciente, sendo compatível com o mesmo.
CONSIDERANDO que é um recurso terapêutico de baixo custo, pois consiste em retirar o sangue da veia do paciente e aplicá-lo em seu próprio músculo.
CONSIDERANDO que a quantidade varia de 5ml a 20ml dependendo da gravidade da doença a ser tratada.
Obs.: O sangue (tecido orgânico), em contato com o músculo (tecido extra-vascular), desencadeia uma rejeição, e isso estimula o sistema retículo endotelial. A medula óssea produz monócitos que se dirigem aos tecidos orgânicos, onde recebem o nome de macrófagos. Estes se quadriplicam em todo o organismo, ajudando no tratamento da enfermidade.
CONSIDERANDO o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem que versa:
Capítulo III
Das Responsabilidades
Art. 16 – Assegurar ao cliente uma Assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
Art. 17 – Avaliar criteriosamente suas competências técnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela.
CONCLUSÃO: Somos de parecer que não há impedimento legal para que os Enfermeiros realizem o procedimento, desde que tenham feito treinamento apropriado e o procedimento seja prescrito pelo médico, entretanto isto não deve ser considerado uma atribuição privativa dos mesmos.
Brasília, 04 de dezembro de 2006.
Drª Geralda Christina Lins de Oliveira
COREN-DF nº 24155
Conselheira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
         Espero ter contribuido....  Saúde e Paz....  Abraços a todos.
22/09/2007 19:41
De: Denísio
IP: 189.23.21.202

Auto-hemoterapia

Gostaria de saber se alguém já usou a AH para problemas de bursite e hemospermia(sangue no esperma), já estou fazendo há 6 semanas, 10 ml, e vejo poucos progressos. A questão é, será muito cedo ainda? Devo continuar fazendo 10 ml a cada cinco dias? Espero que alguém possa me orientar. Grato
15/09/2010 10:38
De: Marcelo Fetha
IP: 189.123.80.10

DENUNCIA Re: Re: Re: Auto-hemoterapia cura más de 700 pacientes con afecciones de dengue y más de 500 casos de Influenza de cualquier tipo

Estive olhando a pagina do Dr Hernan, nao esta bem idenfiticada se é dele ou do jornalista Fernando:
Traduçao via google:
A nossa experiência positiva é baseada em mais de 2.500 pacientes que praticaram Autohemotherapy, após exame e verificação das globulinas (anticorpos responsáveis pela defesa do organismo contra a infecção) e aumentou em todo o sistema imunológico de 15 sessões para 22% em 10 realizada a cada quatro ou cinco dias. Em vários pacientes foram realizados mais de 10 sessões e foram testados de acordo com uma análise que a resposta do sistema imunológico estagnou.
Sistema imunologico estagnou? Apos 10 sessoes???
E TAMBÉM:
Particularmente em nossa experiência, só recomendo até 10 sessões, 4-6 semanas de repouso e repetir a dose novamente, sempre sob a supervisão de profissionais de saúde.
CUIDADO, exceto quanto à prescrição médica: só devem ser feitas até 10 sessões no total, quantidades maiores podem gerar reações adversas, se não forem examinados ou controlada no sistema imunológico. As sessões podem ser repetidas novamente 4-6 semanas, se necessário.
A menos que uma receita diferente.
As sessões podem ser repetidas, prolongada, ou aumentada, de acordo com recomendações médicas.
Sempre consulte um profissional adequado para obter mais detalhes. Não se automedique nunca.
---
Essa pagina esta mais preocupada em desvalorizar a autohemoterapia do que defende-la.
Porque então não publica no sites estas analises (que ele diz ter feito) destes varios casos de mais de 10 sessoes de AHT? (e que cuja respostas dos sitemas imunologicos ficaram estagnados?)
Esta pagina parece pagina de "contras" a AHT.
Agora o dificil para ele, vai ser desmentir TODOS nós que fazemos auto-hemoterapia sem interrupções e com mais de 10 ml. E também os relatos documentados que já foram divulgados.
Sei sei, ele é favoravel a AHT. (me engana que eu gosto).
Seu IP: 35.170.78.142 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)