A doença de Rosai-Dorfman é uma desordem rara e benigna de etiologia desconhecida que se caracteriza pela superprodução de histiócitos, que se acumulam nos nódulos linfáticos.Nódulos de células histiocíticas mostrando emperipolese – encontro de linfócitos ou plasmócitos no citoplasma dos macrófagos. Histiócitos são CD-68 e S-100 positivos, CD1a negativos. As lesões são baseadas na dura-máter, impregnam-se por contraste e podem simular meningiomas. Ver também doença de Erdheim-Chester. Criado pelo prof. Vicente Martins, em 20 DE setembro de 2004, tem por objetivo esclarecer a síndrome de Rosai-Dorfman: etiologia, sintomas, tratamento e intervenções médicas. A mãe do professor, de 67 anos, foi diagnoticada em 2004 com esta síndrome. O Fórum está aberto a comunidade virtual, especialmente médicos, estudantes de Medicina, pacientes e seus familiares interessados em mais informações sobre essa síndrome rara. Em 15 de dezembro de 2006, a mãe do professor Vicente Martins faleceu, em seus braços, vítima da SRD e mais AVC e outros complicações clínicas.

Tags: medicina martins sangue vicente uva casos
11/02/2009 23:58
De: Edson (giovanellaa@bol.com.br)
IP: 189.73.162.191

Re: Re: MEU BLOG. HISTIOCITOSE X DAS CÉLULAS DE LANGERHANS ZISÉLIA!!!!!!!!

ajudem -me por favor, tenho minha mãe que fez biopsia e a comclusão foi a seguinte, 1) ADENOCARCINOMA POUCO DIFERENCIADO (EXCLUI-SE NEOPLASIA DE PEQUENAS CELULAS)
2) LINFONODOS COM HISTIOCITOSE SINUSAL
3) METÁSTASE DE ADENOCARCINOMA EM 14 LINFONODOS HILARES
2 LINFONODOS COM HISTIOCITOSE SINUSAL
FOSTARIA QUE ME AJUDASEM A ENTENDER O CASO, POIS OS MEDICOS NÃO NOS EXPLICAM NADA, E QUAL O MELHOR CAMINHO A TOMAR. OBRIGADO FIQUEM COM DEUS.
20/02/2013 11:43
De: Jorge Pontes
IP: 200.189.118.228

Rosai Dorfmann

Ha cerca de seis meses fui diagnosticado com a doença de Rosai Dorfman, fiquei sabendo após uma cirurgia para retirar polipos do seio da face ("sinusite") . Seis meses depois fiz uma nova tomografia e esta estava pior que a primeira (antes da cirurgia), ou seja, o tumor havia voltado.
Gostaria de saber o que há de novo na medicina sobre a cura desta doença?
16/09/2009 10:53
De: Cesar Cuellar Casanova
IP: 200.87.197.14

Re: La enfermedad de Rosai-Dorfman

Alo doctor Mertins: Sou medico formado na  UnB - Brasilia, á um ano que teve o aparecimento de uma massa indolora de aprox. 2 cm. na regiao infra da orelha ezquerda que foi aumentando de tamanho em 30 dias, sem presentar febre, perda de peso, nem outra sintomatologia, me foi feita biopsia o resultado no aclarou nada,  deu Tumor cervical profundo, o cirugiao desidio a resecao do tecido, logo o diagnostico anatomopatologico deu Linfoadenitis cronica inespecifica  com focos de abscedacao, logo depois a opiniao de outro laboratorio o diagnostico deu Doenca de Rosai Dorfman em ganglio linfatico.
Minha duvida ë se a doenca pode evolucionar ou proliferar em outros orgaos e em cuanto tempo, de acordo a sua experiencia, solicito-lhe sua valiosa opiniao ao respeito Grato
Cesar C. Casanova
10/07/2012 16:53
De: Cristiane
IP: 187.3.159.53

Dúvidas

Olá, fiz alguns exames onde ficou constatado o seguinte: glândula tireoide com dimensões reduzidas, contornos lobulados e textura heterogênea difusa, sem destacar-se alterações focais. Ausência de áreas de neovascularização ao estudo dopplerfluxométrico.
O que é extamente???
17/01/2007 18:59
De: Daniela M. Santos
IP: 201.70.4.2

Re: Re: Histiocitose sinusal

Oi Dilma, eu tenho histiocitose sinusal, segundo o Hematologistagista que me acompanha a doença pode estagnar, desaparecer ou crescer. O paciente precisa se submeter a um acompanhamento médico a cada 90 dias, para controle da doença. Em alguns casos indica-se quimioterapia ou intervenção cirúrgica. Geralmente os portadores de histiocitose são acompanhados por um oncohematologista. Pouco se conhece sobre essa doença que também é conhecida como SRD ( Síndrome de Rosai Dorfman). Qualquer novidade que você tiver sobre a doença gostaria que você me mandasse. Desde já muito obrigada.
25/09/2006 00:47
De: Maria Victoria Cristobo (vickycristobo@yahoo.com.br)
IP: 201.17.93.15, 172.22.233.174

Já tenho rosai há 3 anos!

Olá pessoal tudo bem?Bom tenho 24 anos e 3 anos atrás depois de milhões de diagnosticos absurdos descobri q tinha a tal da rosai.Comecei tratando na base da cirurgia aparecia e os médicos tiravam tenho q confessar q n era muito agradavel.Resolvi procurar outro tipo de tratamento adequado tenho acompanhado no hospital do cancer (inca-rj).No inicio me tratei c predinisona e tive uma ótima resposta na parte do pescoço...mas o chato é que tenho na pele tb!Então fiz algumas sessoes de veoban um quimioterapico q p pele foi bom.Hoje em dia meu pescoço está controlado mas uma lesão da pele cresceu um pouco.Espero q vcs possam dividir assim como eu os tratamentos utilizados!
Já pensei em viajar p fora e tentar ver um médico vcs conhecem alguem especialista nisso?
Espero respostas obrigada Maria Victoria. ( nacionalidade argentina residente no br 13 anos)
23/09/2007 20:41
De: DJANIRA (djanira.araujo@hotmail.com)
IP: 201.34.236.175

Doença de castleman

gostaria de saber mais sobre essa doença, pois sou portadora dela.Ja fiz cirurgia no retroperitonio e agora, dois anos depois saiu novamente no             pescaço e na mandibula.
Seu IP: 34.204.191.0 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)