este inforum tem a finalidade de informar sobre a verminose que e a doença em que mais pessoas no mundo sao acometidas. Peço a gentileza de ter acesso livre para responder as perguntas dos participantes, sem limite de participações

Tags: verminose giardia oxiurus anemia vermes lombrigas ascaris
06/07/2012 17:10
De: MARINÊS MINUK
IP: 187.115.102.151

O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE VERMINOSE

PARASITAS INTESTINAIS
Esta semana, iremos falar sobre parasitas intestinais (vermes). Você sabia que todas  as  pessoas, crianças e adultos podem estar com vermes? Ás vezes, você sente mal estar como insônia, prisão de ventre, uma “coceirinha” na garganta, tosse, dor abdominal, e acaba não percebendo que esses sintomas podem ser causas secundárias de verminoses.
Todos esses sintomas são explicados pela medicina. Vamos dar um exemplo, do verme mais comum encontrado em nosso meio: a  Ascaris lumbricoides, popularmente conhecida como lombriga ou “bicha”.  Os ovos de Ascaris lumbricoides  podem estar presentes no solo, na  água e alimentos,
principalmente verduras. Quando o ser humano ingere esses ovos, inicia se o ciclo de vida. O ovo eclode no intestino. Como a larva necessita de oxigênio para seu crescimento, ele cai na corrente sanguínea e nos vasos linfáticos, e  invade o coração de onde migram para o pulmão, por isso a pessoa infectada tem o sintoma de tosse. Permanecem no pulmão aproximadamente cinco dias, após esse período, rompem os capilares e caem nos alvéolos. Dos alvéolos, eles sobem pela árvore brônquica e traquéia, chegando á faringe, quando ocorre a famosa “coceirinha” na garganta.
Uma vez na faringe,  podem ser expelidas com a tosse (expectoração) ou serem engolidos, atravessando o estômago e fixando-se no intestino delgado, onde se transformam em vermes adultos.
(geralmente de 20 a 30 dias após  a infecção). Somente após 60 dias, alcançam a maturidade sexual e
a partir daí, é possível encontrar ovos nas fezes, pois a fêmea é capaz de botar 200.000 ovos por dia.  Quando há grande infestação, a pessoa sente prisão de ventre, dor abdominal.
Como causas secundárias, também podemos citar a subnutrição que essa verminose causa, pois ele faz uma ação espoliativa, ou seja, os vermes consomem grande quantidade de proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas A e C. Levando a pessoa a ter atrofia física e em casos raros, mental.Em contato com o Dr. Moisés Eli Magrisso, (CRM/RS 8708) médico há mais de 34 anos na cidade de Gravataí/RS, nos relata a seguinte situação:
“A maioria das pessoas acreditam que verminose só dá em crianças, mas esquecem que todos tem
intestino. O pior é que tem médicos que não receitam vermífugos para adultos (alguns nem para Crianças), simplesmente por desconhecimento do assunto.
Outros porque atendem apenas Classe A, e tem vergonha de dizer ao paciente que ele tem
verminose. Por isso que em alguns artigos eu inicio o texto dizendo: A verminose é a doença que mais existe no mundo, e ao mesmo tempo, a menos diagnosticada”. (Dr. Moisés Eli Magrisso)
“Se os médicos veterinários usam um calendário para a administração periódica de vermífugos em
animais domésticos, seria lógico a existência de um calendário para os seres humanos, onde a argumentação de uso indiscriminado cai por terra, desde que este uso periódico seja com medicamentos de absorção quase nula como os da classe dos benzimidazóis. Sabemos que o espectro destes derivados não combatem todos os tipos de vermes, mas atingem a maior parte dos existentes em nosso meio.”( Dr. Moisés Eli Magrisso)
Em pesquisa recentemente realizada com adultos em Roncador/Pr, houve prevalência de 36,7% de exames positivos para verminoses (Ascaridíase e Ancilostomideos). O tratamento para verminose é
simples, barato e eficaz, pois normalmente resolve-se o problema com apenas duas doses. Procure o Posto de Saúde, converse com seu Médico ou Farmacêutico.
E a prevenção é a melhor maneira de evitar é tendo uma higiene adequada, principalmente com frutas e hortaliças, que devem ser lavadas em água corrente e deixadas de molho por 10 minutos em uma solução diluída com 10 ml de água sanitária em 1 litro de água, e após, lavar novamente em água corrente. Deixar as unhas curtas principalmente de crianças, ingerir água fervida ou filtrada, tratamento medicamentoso para toda a família se necessário e lavagem das mãos, principalmente antes das refeições.
MARINÊS MINUK
Acadêmica do último período de Farmácia Generalista do Centro Integrado de Educação Superior. (e mail: marines.minuk@hotmail.com)
07/04/2014 15:09
De: Dafne
IP: 177.81.15.21

Reforço?

Olá, Doutor. Obrigada pelas orientações!
Eu esqueci de tomar uma dose do Neovermin, e acabei pulando essa dose. Isso interfere no tratamento?
Segundo suas orientações, ontem terminei o Neovermin 2 comprimidos 2x ao dia, e hoje entro com o Albendazo 400 mg 1 comrimido por dia. Depois dele, não precisarei de intervalo e reforço?
Obrigada novamente.
23/02/2011 06:17
De: moises eli magrisso - medico - clinico geral e medico do trabalho
IP: 189.63.129.170

Re: Re: Re: Verminose

Oi Juliana
Depois deste tratamento, voce pode fazer exame de fezes em  3 amostras.   Se der negativo e continuar com os sintomas,  faça uma endoscopia baixa para ter certeza se esta ainda com esta solitaria.  Conforme o resultado da endoscopia, converse com um cirurgiao gástrico para ver a possibilidade de cirurgia.  Ele poderá pedir outro tipo de exame,  como por ex. ressonancia magnetica ou tomografia.
uim abraço.     moises
09/06/2012 07:31
De: luzirene felix de araujo
IP: 187.79.245.20

Gravidez

dr. estava tomando anticocpcional,e mestruei nao tomei mais, isso foi no dia 19 maio, nesse periodo eu tomei remedio pra verme  o ambedazol durante tres dias, e minha mestruaçao nao veio este mes de junho.estou com  medo de abortapor causa do remedio de verme e sinto muitas col.icas dores no seios, e e desce um liquido de dentro da minha vagina, me ajude estouu desperada, o que faço me responda o mais rapido posivel
10/03/2011 02:09
De: Camila
IP: 189.60.254.72

Verminoses

Oi Doutor,
Já parei de tomar os remédios a quatro dias, a diarréia realmente parou, minhas fezes estão saindo normais, mas com uns pontinhos brancos. Só que eu tenho ido ao banheiro 2 ou 3 vezes por dia e tenho tido muitos gases. Isso é normal?
Também gostaria de saber se é necessário ferver minhas roupas íntimas?
Grata pela atenção
10/11/2012 02:11
De: rafaelab
IP: 189.10.223.173

Oxiurus

Estou com oxiurus e tenho 14 anos. Li q posso ficar esteril e iso me da medo! Ja estou com sintomas na vagina e corrimento. O q faço?
Seu IP: 3.80.4.76 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)