A doença de Rosai-Dorfman é uma desordem rara e benigna de etiologia desconhecida que se caracteriza pela superprodução de histiócitos, que se acumulam nos nódulos linfáticos.Nódulos de células histiocíticas mostrando emperipolese – encontro de linfócitos ou plasmócitos no citoplasma dos macrófagos. Histiócitos são CD-68 e S-100 positivos, CD1a negativos. As lesões são baseadas na dura-máter, impregnam-se por contraste e podem simular meningiomas. Ver também doença de Erdheim-Chester. Criado pelo prof. Vicente Martins, em 20 DE setembro de 2004, tem por objetivo esclarecer a síndrome de Rosai-Dorfman: etiologia, sintomas, tratamento e intervenções médicas. A mãe do professor, de 67 anos, foi diagnoticada em 2004 com esta síndrome. O Fórum está aberto a comunidade virtual, especialmente médicos, estudantes de Medicina, pacientes e seus familiares interessados em mais informações sobre essa síndrome rara. Em 15 de dezembro de 2006, a mãe do professor Vicente Martins faleceu, em seus braços, vítima da SRD e mais AVC e outros complicações clínicas.

Tags: medicina martins sangue vicente uva casos
03/03/2012 18:23
De: sonia
IP: 200.158.195.140

Ressonancia magnetica do torax

Gostaria de saber o que significa o resltado: Imagens nodulares na regiao axiliar esquerda, provalvelmente compativeis com lifonodos, discretamente arredondados. O sapecto, apesar de nao totalmente especifico pode corresponder a linfonodos reacionais na dependencia de correlação com dados clinicos. segere-se contudo, controle ultrassonografico evolutivo.
Este resultado é perigoso? Obrigada
20/08/2009 06:03
De: MARIA RITA
IP: 84.90.188.223

Tireóide

Ola! gostaria muito de saber o que é um nódulo sólido homogéneo, hipoécogeno, de contornos regulares no lobo direito da tireóide.
Agradeço quem me possa esclarecer, estou mto preocupada
Mto obrigada
22/09/2009 17:22
De: Maria Conceição
IP: 201.77.186.68

Resultado de exame

Boa tarde,
N~~ao ando muito bem ultimamente a uma semana atrás comecei a ter diarréia com dores fortes na barriga,  muitos gazes onde de repente corria para o banheiro com diarréia.Passei pelo clinico em um ótimo hospital onde pediu ultra-sonografia e tumografia.O resultado dos exames foram ótimos, porém o figado apresenta com dimenssões e tamanhos normais, mas apresentando nódulos ecogênicode 1,2 cm no segmento VII.Gostaria de saber se tem tratamento para isso, qual a gravidade destes nódulos, pois a médica não deu nenhum tratamento e só pediu para que procurasse um gastro e fazer a coloscopia do intestino.Confesso que estou com medo de ter algo mais grave.qual médico é indicado para tratar do figado? Aguardo um contato.
Obrigada!
15/07/2011 15:03
De: Maria Aparecida Tadeu Geraldo
IP: 187.2.162.5

Duvidas ref resultado de exame

Ja faz algns meses que faco acompanhamento de um nodulo na parotida....a cadA 3 MESES faco exames de usg....e os resultados quase nao tem alteracao...o ultimo foi feito dia 06 de julho e o resultado foi....alteracao textural difusa da tireoide...e linfoadenomegalia cervical bilateral(reacional?)
os linfonodos aumentados nas cadeias ganglonaisw cervicais direita e esquerda, medindo 13/18mm n nas cadeias submandibulares, medindo 11/11mm e parotida direita de 8mm.....por favor estou preocupada..pois o medico ...nao toma nenhuma atitude nenhum exame mais direto...somente estes de acompanhamento.....estou muito aflita...aguardo uma resposta
03/11/2006 20:40
De: Débora Rodrigues
IP: 10.16.3.10, 201.78.205.69

Alegria

espero que todos estejam passando bem...vou inclui-los em todas as minha orações  e pedir a Deus resposta para o nosso problema..um grande abraço a todos
21/01/2007 14:25
De: Luciana Santana
IP: 172.17.10.97, 200.223.177.226

Gostaria de receber mais informaçoes

Ola.. sou estudante de enfermagem em Aju sergipe e recebi o diagnotico que uma paciente minha tem a Sindrome de Rosai.. e gostaria de mais informaçoes, como tratamento, etiologia, semiologia e etc.. tais informaçoes seriam de grande valia pois me ajudara a pretar uma melhor assistencia!
Muito Obrigada e agradeço a colaboraçao desde ja
03/09/2009 14:03
De: ane albuquerque
IP: 187.45.6.251

Re: Re: Gostaria de saber sobre linfonodolos

 Tenho alguns caroços no pesoço e fiz exames, o resultado deu que era linfonodolos, varios, os medicos falaram que não tinha problema, mas se eles crescerem tem que retirar, um deles tem 1.5 centimetros.  Qual a diferença de linfoma e linfonodolos. Aguardo resposta obrigado!
26/06/2008 12:46
De: Vicente Martins (vicente.martins@uol.com.br)
IP: 189.90.21.6

DOENÇA DE ROSAI DORFMAN

DOENÇA DE ROSAI DORFMAN: EXPERIÊNCIA DE SEIS CASOS EM UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO
Autor(es): TIBURCIO, F. R. ;OLIVEIRA, A. A.; ALVES, M. T. S.; SILVA, N. S.; CYPRIANO, M.
Instituição: INSTITUTO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA
Introdução: Sinohistiocitose com linfadenomegalia maciça (SHLM) ou Doença de Rosai-Dorfman é uma afecção rara, caracterizada pela proliferação não neoplásica de células histiocíticas/fagocíticas dentro de sinusóides linfonodais e tecidos linfáticos extra-nodais. A manifestação clínica mais freqüente é linfadenomegalia indolor envolvendo a região cervical em 90% dos casos. Entretanto, pode haver comprometimento de outros órgãos com risco de vida necessitando de tratamento agressivo. Descrevemos os seis casos de SHLM atendidos em nossa instituição no período de 15 anos Metodologia: Revisamos os prontuários dos seis pacientes diagnosticados com SHLM para determinar a apresentação clínica, laboratorial, tratamento e evolução.
Resultados: A idade dos pacientes variou de 1 a 9,5 anos (mediana 4,5); cinco eram do sexo masculino. Todos apresentavam adenomegalia cervical e dois tinham ainda acometimento de linfonodos submandibular e axilar. Um paciente apresentava hepatoesplenomegalia e outro doença extra-nodal na traquéia, levando à dispnéia e rouquidão. Ao diagnóstico, três pacientes apresentavam leucocitose > 12.000/mm³ com neutrofilia e o VHS encontrava-se > 100 mm/1h em quatro. RX de esqueleto revelou lesões osteolíticas na bacia e membros de dois pacientes. TC de tórax detectou linfadenomegalia mediastinal em dois casos. RNM do paciente com dispnéia e rouquidão mostrou processo expansivo em região infraglótica com obstrução de 50% da luz traqueal. O diagnóstico de todos os casos foi feito por biópsia ganglionar demonstrando histiocitose sinusal; cinco destes confirmados por imunohistoquímica (S100 e CD68 positivos). Um paciente não realizou tratamento adjuvante após biópsia excisional. Todos os demais receberam quimioterapia (QT), sendo quatro com vimblastina (VBL) e prednisona (PRED) por 7 a 10 meses. O paciente com lesão traqueal não respondeu a VBL (7 ciclos), etoposide (9 ciclos) e PRED (6 semanas), recebendo, então, 1 ciclo de cladribina (2-CDA) seguido de ressecção cirúrgica da massa traqueal e mais 3 ciclos de 2-CDA. Como houve progressão das lesões ósseas, a QT foi alterada para PRED, citarabina e vincristina (9 ciclos). Atualmente, todos os pacientes estão vivos, 11 meses a 8,2 anos após diagnóstico, e somente um está em tratamento de recidiva cervical Conclusão: Nossa casuística demonstra que, apesar da SHLM ser considerada uma doença benigna com evolução favorável na maioria dos casos, pode haver indicação de intervenções terapêuticas para aliviar os sintomas ou descomprimir estruturas vitais. Como a SHLM é extremamente rara, com apresentação clínica heterogênea e tratamento não padronizado, esperamos que nossa experiência some conhecimentos aos dados da literatura.
01/06/2007 14:55
De: DÉBORA RODRIGUES
IP: 201.78.127.240

DÚVIDAS..PARA TATIANA LAILA

OI TATIANA..NÃO ENTENDI MUJITO BEM COMO ESTÁ SENDO A MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA EM VC,,VC PODERIA ME DAR MAIS DETALHAS...JÁ FIZ 6 CIRURGIAS E 2 QUIMIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ROSAI- DORFMAN...VC PODERIA ME ESCLARECER...
ABRAÇOS
27/05/2008 20:18
De: ELISANGELA
IP: 201.92.180.5

Re: Re: Re: Linfonodomegalia cervical bilateral

OLÁ QUERIDO BOA NOITE, DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO EM ME RESPONDER E SAIBA QUE RI MUITO COM A SUA COLOCAÇÃO DE ''MINHA SOGRA''.
TORÇO PARA QUE TUDO CORRA BEM EM SEU POSSÍVEL PROBLEMA, QUE NEM PROBLEMA É PQ EU TENHO FÉ.
EU ME APAVOREI DEMAIS ESTE FINAL DE ANO FOI UM DOS PIORES EM MINHA VIDA DEVIDO A ESTA DÚVIDA.
UM ABRAÇO ELI.
Seu IP: 54.196.62.23 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)