A Síndrome do Intestino Irritável (SII), também conhecida como Síndrome do Cólon Irritável (SCI), é uma manifestação intestinal benigna, ou seja, sem lesão na estrutura do órgão, como inflamação e úlceras. Caracteriza-se por dores e mal-estar no abdome, com períodos de melhora, podendo persistir por vários anos. Pedidos de Kefir: meukefir@gmail.com Fone: (11) 97528-0536

Tags: kefir intestino ventre dor irritado irritavel coloscopia colon diarreia lactobacilo lactobacilus
28/09/2007 00:56
De: Luciano
IP: 201.42.194.4

Auto-diagnóstico por outros relatos.

Fiz todos os exames possíveis, como ex.:endoscopía, trânsito intestinal, Rx do abdomen, ultra-som, etc e etc...
e segundo o(s) médico(s) em que passei não constou nada de errado.
Tenho todos os dias dores abdominais, vontade de evacuação frequente, algumas vezes mais de 5x por dia, tenho muitos gases também. Sou ansioso e preocupado com várias coisas do dia dia.
Tenho um cálculo renal de +ou- 1cm no rim direito e outro de 0,5mm no esquerdo (Será que essas pedras tem relação com as dores também?)
Não posso sair que a ansiedade toma conta até mesmo dias antes do evento, não é que não posso...eu não consigo e não tenho vontade ou coragem para isso.
A pergunta é, eu tenho essa sídrome ou não?
Existe uma resposta ou um tratamento realmente eficaz para isso?
Desde já obrigado, e um recado a todos... Não se preocupem que vamos todos nós alcançar a cura em nome de Deus !
20/09/2009 21:32
De:
IP: 200.128.60.61

Re: Síndrome do Intestino Irritável

É muito confusa as correlações e repercussões dessa terrível síndrome. Parece até que se relaciona com problemas espiritiuais. Nesse caso, fica muito difícil para ciência pois ela trata o que vê e não o que não vê. Se assim penso, deve-se o fato dela está recionada com a anciedade e estresse, não que elas sejam problemas espirituais, mas quase sempre que existem tais problemas espirituais, elas estão sempre presentes. Reconhecidamente, a ciência tem trabalhado para reduzir o sofrimento humano, mais lhe falta um bom pastor ou vigário para orientar como se deve enfrentar tais problemas sem a força do braço, pois essa força, por incrível que seja, não resolverá. Infelizmente, é uma realidade fria e seca. São doenças conhecidas  como difusas. Creio existir um vasto grau  de sintomas sem explicação plausíveis e convicentes da área médica, ficando, tão somente, sempre, no campo das abordágens. Volto a lembrar que ela muito tem feito para solução, mas é que o problema é de difícil solução, ou melhor, solução própria. Da própria pessoa. Para ser mais claro, só DEUS cura. É mais fácil se ir a ele que ao médico ou a Lula.
30/12/2011 23:46
De: Glaucia
IP: 201.58.233.38

Resposta para Rosane

Oi Rosane.
Já li a respeito da SII e nas materias eles colocam que voce deve evitar leite e derivados, também cafeina, cha preto, chá mate(eu gosto muito deste), refrigerantes a base de cola.. Bebida alcoólica; frutas citricas: laranja limao, abacaxi, maracujá.   Evitar mascar chiclete(pois este ajuda a acumular gases) Evitar carne de porco. Ajuda na digestão: beber chá de hortelã frio, erva doce, camomila, melissa.  É imprescindivel você rezar pra Deus te ajudar a ficar curada. Procurar uma religiao e se identificar com ela. Sou Catolica e amo minha religião mas o que tiver de passar, não importa... Deus é um só
Espero ter ajudado um pouco.
Um abraco e um ótim ano novo
06/05/2007 22:24
De: lucy
IP: 201.5.67.2

Dona sueli

a pessoa que eu quero me corresponder é a dona Sueli, com o ip numero: 200222146226. por favor quero me corresponder com ela sobre esse mal sii, que eu tb sofro desse mal ja al alguns anos obrigada
LUCY
06/05/2007 23:16
De: Hamashiha
IP: 200.157.113.11

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável
   O que é?
   A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença comum, e caracteriza-se pela alteração do hábito intestinal, podendo estar associada à dor e distensão abdominais. Em geral, a SII está relacionada à ansiedade e ao estresse psicossocial. Esta doença afeta 12% das pessoas em todo o Mundo. A dor abdominal e o desconforto intestinal experimentados pelos pacientes com SII causam a piora na qualidade de vida, e fazem com que estes pacientes procurem ajuda médica.
   A SII ocorre em idades variáveis, mas é mais freqüente durante a adolescência e na terceira e quarta décadas de vida. O início dos sintomas após 50 anos de idade é incomum. As mulheres são duas vezes mais afetadas do que os homens, e a associação com períodos de estresse psicossocial é evidente.
Sintomas
   Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável são dor abdominal (cólica), distensão abdominal (gases), diarréia e constipação. A diarréia é um sintoma comum e inconveniente, já que altera o estilo de vida (idas freqüentes ao banheiro), incontinência fecal (perda involuntária de fezes), urgência evacuatória e ansiedade. A constipação está associada à distensão abdominal, flatulência, dor abdominal e alteração estética. Em alguns casos há alternância dos sintomas, ou seja, em um período o paciente se queixa da diarréia, e em outro, da constipação.
   Deve-se sempre lembrar que a SII é uma doença funcional, ou seja, não há qualquer lesão anatômica associada. Desta forma, não há motivos para sangramento intestinal, evacuação com muco, febre, anemia e perda de peso. Quando estes sintomas estão presentes, outras doenças devem ser pesquisadas e a ajuda médica torna-se imprescindível. Sendo assim, todos os exames complementares, como exames de sangue e endoscopias mostram resultados normais na SII.
   O exame físico dos pacientes com SII mostra alterações discretas, como dor à palpação abdominal e a constatação da distensão abdominal.
Como ocorre a Síndrome do Intestino Irritável?
   As causas da Síndrome do Intestino Irritável são desconhecidas, mas acredita-se que estejam associadas a aumento da sensibilidade intestinal e a alterações motoras do intestino. A ansiedade e o estresse psicossocial devem ser sempre lembrados, já que são eles que desencadeiam e mantém, na maior parte das vezes, os sintomas intestinais e abdominais.
   As alterações de sensibilidade intestinal (hipersensibilidade) caracterizam-se pelo surgimento da dor em cólica em condições em que a pressão intestinal aumenta, como na flatulência e na constipação. O que chama a atenção nos pacientes com SII é que a pressão que seria bem tolerada em uma pessoa sem a doença, causa um imenso desconforto e dor nos pacientes portadores desta enfermidade.
   Quanto às alterações motoras intestinais, estas se caracterizam pelo funcionamento anormalmente rápido ou lento do intestino. Quando o funcionamento intestinal é rápido, a diarréia é o sintoma preponderante, e quando lento, é a constipação que se faz presente.
Tratamento Não Medicamentoso
   O tratamento não medicamentoso é adequado para muitos pacientes, e deve ser mantido quando se opta pelo tratamento medicamentoso. A alteração no estilo de vida deve ser levada em consideração, já que o estresse e a ansiedade são os fatores que desencadeiam e mantém os sintomas intestinais. Neste aspecto, a realização de exercícios físicos também tem grande valor.
   O cuidado com a dieta é importante, e deve-se evitar alguns tipos de alimentos, como a cafeína em excesso, alimentos ricos em gordura, excesso de lactose (leite, queijo). Nos pacientes com constipação, deve-se estimular a dieta rica em fibras. Nos casos em que há distensão abdominal devido a gases intestinais, alimentos como feijão, lentilha, brócolis (não cozida) e couve-flor devem ser evitados.
   A utilização de suplementos de fibras é estimulada nos pacientes com SII, já que nestes casos, as fezes se tornam mais pastosas, e os movimentos intestinais são mais eficientes, com conseqüente evacuação menos traumática. Alguns estudos mostram que os suplementos de fibras trazem benefícios aos pacientes com constipação, mas podem piorar os sintomas em pacientes com diarréia.
   A psicoterapia é utilizada naqueles pacientes em que os fatores emocionais estão fortemente relacionados aos sintomas. Nos pacientes com diarréia e dor abdominal, a psicoterapia mostra bons resultados. Infelizmente, o mesmo não se observa nos pacientes com constipação.

Tratamento Medicamentoso
   O tratamento medicamentoso da Síndrome do Intestino Irritável inclui medidas que reduzam os sintomas relacionados à constipação e diarréia. Nos pacientes com constipação, o objetivo do tratamento é tornar a evacuação um evento sem traumas, o que reduziria a dor abdominal e a flatulência. Nos casos com diarréia, o objetivo é a redução da urgência evacuatória e da freqüência de evacuações.
   O tratamento da constipação consiste na utilização de fibras e de aceleradores do trânsito intestinal. Nos pacientes com diarréia, utiliza-se medicamentos anti-diarréicos. Deve-se lembrar que estes medicamentos só devem ser utilizados após a realização de um diagnóstico preciso da SII e prescritos por um médico especialista.
   Nos casos com cólica intestinal, o uso de medicação anti-espasmódica relaxa a musculatura intestinal, levado a diminuição do quadro doloroso. No entanto, deve-se lembrar que estes medicamentos são efetivos para a dor abdominal, mas apresentam pouco efeito em relação à diarréia e a constipação.
   Alguns pacientes se beneficiam do uso de antidepressivos em baixas doses, provavelmente devido à diminuição da sensibilidade intestinal. O uso de antidepressivos traz melhores resultados para pacientes com diarréia, já que um dos efeitos colaterais dos antidepressivos é causar constipação. O uso de antidepressivos é indicado principalmente nos casos em que a dor abdominal é proeminente ou quando outras terapias falharam.
http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm
28/04/2010 14:20
De: hosana ribeiro
IP: 187.64.247.150

Sindrome do intestino inrritavel

sofro de diarreias costantes, estou tambem acima do peso e ouvi falar que a certos regimes que quanto mais for ao banheiro mais a pessoa emagresse. Porque indo tanto ao banheiro aindo estou gorda pois eu acredito que tudo que como é eliminado se vou ao banheiro mais de cinco vezes por dia creio que fico sem nada no intestino . Por favor me ajudem. obrigada
25/04/2011 08:47
De: Jorge Gabriel de Mello
IP: 187.90.20.143

Descontrole intestinal

Se eu tiver qualquer coisa pra fazer ou lugar para ir, tenho que ir ao baheiro (fezes), pelo menos duas vezes, e as vezes estou no meio da rua e a dor de barriga começa de novo, já nao sei o que fazer, só saio de casa à tarde ou à noite, pq no período da manhá nao dá.
Como resolver este incomodo?
Desde Já obrigado
06/09/2007 13:52
De: Kelly (chanlin@bol.com.br)
IP: 10.24.202.30, 200.20.210.15, 20

Diagnostico

Tenho todos os sintomas de SII(percebi atraves de pesquisas sobre os sintomas), e quando contei ao meu gastro os sintomas, ele me pediu para fazer um exame chamado um clister opaco. Por causa do incomodo que este exame representa, gostaria de saber com certeza se este e o mais indicado?
08/10/2009 12:01
De: ola
IP: 87.103.13.156

Re: Causa psicológica

ola ainda tenho duvidas em relação ao sindrome, em relaçao a gravidez com este sindrome nao se pode tomar medicação no 1º trimestre da gravidez certo??? entao nao existe mesmo nada que se posso tomar para reduzir as dores admominais e nao evacuar muito...ou seja nao a mesmo nada para diminuir o problema durante esta face.
obrigado
Seu IP: 54.81.42.111 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)